Língua presa ou falta de mobilidade da língua ao falar

Sigmatismo, ceceio frontal e lateral, são alguns dos termos técnicos usados para identificar a falta de mobilidade da língua. A grande vilã é a hipotonia, ou seja, falta de tônus muscular. A fraqueza muscular causa a projeção da língua. O mal posicionamento lingual pode acarretar alterações no crescimento orofacial incluindo alterações dentárias.

Faça o teste:
Solicite que a pessoa emita palavras com sons de “s” por exemplo:

“assim você, às vezes, talvez, faz”

Existe um escape de ar na emissão? Então agende a sua avaliação na Detecta. Exercícios que buscam aumentar tônus deverão ser realizados com o auxílio da fonoaudióloga para que a dificuldade seja solucionada. O tempo de atendimento sempre dependerá da quantidade de exercícios que forem realizados também em casa e da assiduidade no tratamento.

Deficiência auditiva AASI ou implante coclear.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

A fala não parece fluente, muitas vezes gagueja para falar?

A gagueira, tecnicamente conhecida como Disfemia se caracteriza pela dificuldade na fluência e ritmo da fala. Pode estar presente em crianças ou adultos. Tem como principal causa fatores emocionais, pois a expectativa e ansiedade envolvidas na comunicação pode causar a disfluência. A gagueira observada entre 2 anos e meio e 3 anos pode ser considerada fisiológica, ou seja, natural por ser causada pela dificuldade de se expressar. Nesses casos os pais também devem ficar atentos, pois de acordo com a forma como lidam com a gagueira fisiológica poderá trazer como consequência a gagueira patológica, a qual deve ser tratada com fonoaudióloga, e dependendo do caso, também com uma psicóloga. Na clínica Detecta nossa equipe de fonoaudiólogas está preparada para dar todas as orientações e atendimento necessários.

A posição da sua língua dificulta a eficiência do aparelho ortodôntico?

Seu dentista pode indicar o atendimento com fonoaudióloga sempre que estiver em tratamento ortodôntico sabe por quê?

O posicionamento da língua pode interferir no tratamento ortodôntico. Exercícios de motricidade oral para os órgãos fono articulatórios (língua e lábio) garantem o tônus muscular necessário para a correta postura lingual facilitando a oclusão bucal e a eficiência do tratamento ortodôntico.

Déficit de linguagem após AVC?

Os acidentes vasculares cerebrais que acometem a região da fala podem causar Afasias (déficit de linguagem) de expressões, de compreensão e ou mista (expressão e compreensão). Na afasia de expressão os pacientes sabem o que querem dizer mas não conseguem achar as palavras certas, ou omitem sem perceber; na afasia de compreensão a dificuldade está em compreender a ordem e a relação entre as palavras. Pessoas com AVC que enfrentam sintomas na fala ficam frequentemente confusas com os ruídos do ambiente e sua fala ao mesmo tempo. Na clínica Detecta, os pacientes que tiveram AVC são indicados para a terapia fonoterápica, realizando sessões de 1 a 3 vezes por semana.

Sindromes Neurológicas

Todas as patologias sindrômicas neurológicas que afetam o correto desenvolvimento da fala devem ser atendidas por um Fonoaudiólogo. Além da dificuldade de fala muitos pacientes apresentam dificuldades de mastigação, deglutição (Disfagia). Os exercícios de motricidade oral apresentados pela Fonoaudióloga reabilitará as funções sempre com o objetivo do paciente ter o maior nível possível de independência.

Voz rouca, cansaço para falar ou voz que não melhora após uma rouquidão?

A rouquidão também conhecida como Disfonia, pode ser consequência de um mal uso da voz. Algumas das causas podem ser calos e nódulos vocais, câncer, disfunções de tireoide, dentre outras patologias.

Evite uma possível cirurgia tratando com uma fonoaudióloga.

Agende uma avaliação na Clínica Detecta, a fonoaudióloga poderá analisar sua voz e indicar exames necessários que poderão classificar sua Disfonia e estabelecer o tratamento eficaz para seu caso. Lembre, a rouquidão que não melhora em poucas semanas após uma infecção por exemplo deve ser avaliada. Profissionais da voz (professores, radialistas, atores, cantores, etc) atendidos por fonoaudiólogas aprendem a usar a voz com mais eficiência, prevenindo calos e nódulos vocais.

Seu filho está demorando para falar?

De acordo com o resultado da avaliação, a profissional informa aos pais o desenvolvimento esperado da linguagem bem como orientações para adequar a fala a idade cronológica, ou ainda sugerir o atendimento fonoterápico que pode ser realizado 1 a 2 vezes na semana conforme necessidade e disponibilidade dos pais.

A fonoaudióloga inicia a Avaliação com a Anamnese, ou seja, uma conversa com os pais para analisar o comportamento auditivo e da fala da criança com a família, e já inicia a observação do padrão de fala e número de palavras emitidas com significado.

De acordo com o resultado da Avaliação a profissional passará informações sobre o correto desenvolvimento da fala bem como orientações para adequar a fala a idade cronológica, ou ainda sugerir o Atendimento Fonoterápico que pode ser realizado 1 a 2 vezes na semana conforme necessidade e disponibilidade dos pais em levar ao atendimento.

Trocas na fala que estão persistindo?

O desenvolvimento da fala precisa seguir em uma evolução constante, portanto é importante observar uma melhora contínua a cada mês do padrão de fala, considerando a forma de falar as palavras e vocabulários apresentados. No decorrer desse desenvolvimento trocas dos sons são comuns, mas ao completar quatro anos a criança deve estar apta a falar todos os fonemas (sons de fala) sem distorções na emissão, inclusive o som do fonema “R”, que é o último a ser adquirido (por volta de 3 anos e 11 meses). Caso a fala de seu filho(a) não esteja dentro desses padrões esperados, agende uma avaliação com uma Fonoaudióloga.

Trocas na fala atrapalham o aprendizado da escrita.

Na Detecta uma profissional vai esclarecer quais os fonemas que não estão adequados a idade, bem como avaliar se as trocas são sistemáticas (em todas as emissões) ou assistemáticas (nem sempre apresenta as mesmas trocas), se as distorções são repetitivas ou apenas na linguagem espontânea. Concluída toda a análise na avaliação o atendimento Fonoterápico pode ser iniciado e dependendo das alterações apresentadas, em poucos meses seu filho(a) estará com a fala íntegra e preparado para o desenvolvimento da escrita. Não deixe de procurar uma Fonoaudióloga, as trocas na fala quando persistem podem levar a dificuldades no aprendizado da escrita.